top of page

Aula de Campo no Planetário Rubens de Azevedo: Exploradores do Universo

Em uma busca por desvendar os segredos do universo, os alunos do 6º e 7º ano dos anos finais embarcaram em uma jornada extraordinária rumo ao espaço sideral. Com olhos curiosos e mentes sedentas por conhecimento, eles adentraram as portas do Planetário Rubens de Azevedo, que integra o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura desde 1999, passando a ressignificar o conceito de “descobrir”.


A iniciativa da aula parte do professor de ciências e física, Júlio Nascimento, que visa além de uma experiência imersiva no ramo da astrologia, serve também, como incentivo para o ingresso dos alunos para o Projeto Club do Conhecimento, que prepara os docentes para as principais olimpíadas de física do Brasil, como OBF (Olimpíada Brasileira de Física) e OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia).



Os alunos desfrutaram durante a visita de uma estrutura composta de projetores da marca alemã Carl Zeiss - modelo Skymaster ZKP 4 LED - Velvet Duo e Sistema PowerDome, controlados por um conjunto de oito computadores de última geração, que possibilitam a exibição de imagens de alta qualidade em projeção Full Dome (com projeção 180º x 360º na cúpula), que torna o Planetário Rubens de Azevedo o planetário digital mais moderno da América Latina.


A sessão foi apresentada pela figura ilustre de Galileu Galilei, que trouxe alguns temas como formação dos planetas, posicionamento relativo das estrelas, curiosidades sobre a Via Láctea e o Sistema Solar e história da astronomia.


“A ideia dessa aula de campo é despertar o censo científico dos jovens, mostrar que tudo por trás do nosso cotidiano tem algo relacionado ao nosso universo, as leis das ciências, a física, química, biologia, enfim a vida na totalidade. Como eles estão começando a embarcar nessa jornada agora, essa e outras atividades proporcionam um melhor crescimento e aliado ao nosso material didático eles podem dar um primeiro passo nesse vasto universo da ciência.” – afirma o professor Júlio Nascimento quando questionado da importância das aulas de campo para os alunos.


Escrito por: Gabriel de Oliveira Fotos: Gabriel de Oliveira

Comments


bottom of page