Dos dias 8 a 12 de janeiro o Colégio Salesiano Dom Bosco de Fortaleza (CSDB) promoveu para seus colaboradores o Encontro Pedagógico Pastoral, momento de formação salesiana, com a finalidade de reforçar o carisma e a pedagogia de Dom Bosco nas obras educativas. Desde 2023 o CSDB conta com a parceria do Colégio Juvenal de Carvalho (CJC), obra administrada pelas Filhas de Maria Auxiliadora (FMA).
Durante o primeiro dia de formação, os mais de 200 colaboradores, de ambas as obras, foram recepcionados no CJC e tiveram um momento oracional que foi conduzido pela Diretora Geral, Ir. Rita Souza FMA, que ressaltou em suas palavras sobre a importância do estreitamento entre as obras salesianas e como elas podem refletir na vida dos jovens. Logo em seguida, todos os colaboradores participaram da palestra ministrada por Pe. Magno de Carvalho SDB, Diretor Geral do CSDB que abordou durante a manhã o tema: O diferencial da proposta pedagógica-pastoral Salesiana.
“Numa sociedade marcada pela cultura do descarte e da indiferença que afeta as várias dimensões da vida e das relações humanas, a educação salesiana é uma proposta integral que busca educar para a vida, por meio da razão, do afeto e da fé.” – reflete Pe. Magno quando perguntado sobre quais os maiores desafios ao implementar o Sistema Preventivo de Dom Bosco na atual geração.
Para o segundo dia, realizado no CSDB, os colaboradores refletiram, com Mariana Júlia, coordenadora de pastoral CSDB, sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2024: Fraternidade e Amizade Social, inspirada na Encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti.
Após este momento o advogado Elton Andrade, especialista em direito tributário e atuante no terceiro setor em saúde, educação e assistência social, dissertou sobre diversidade, equidade e inclusão, trazendo diversos casos que permeiam a realidade atual das escolas, acerca do tema, e quais orientações a instituição deve tomar diante determinados cenários.
Quando perguntado como as instituições de ensino podem aplicar, de forma efetiva, mecanismos que abordem o tema de diversidade, equidade e inclusão nas escolas, Elton diz:
“É necessário entender que diversidade é o convite para a festa e inclusão é o convite para dançar. Precisamos entender a existência da diversidade. É saber lhe dar com ela. As escolas devem incentivar a pesquisa e a busca constante de conhecimentos ligados ao tema, em especial a diversidade. O segundo passo é a implementação através de projetos específicos nas disciplinas, seja em português, matemática ou educação física, mas que estejam sempre ligadas à diversidade. As escolas precisam abordar esses temas de forma contínua e permanente ao longo de todo o ano letivo, não só com os alunos, mas estender aos seus colaboradores.”
Finalizando o dia, a professora Valéria Rodrigues conversou com os colaboradores sobre Avaliação para aprendizagem na perspectiva do currículo da RSB Escolas, trazendo diversas inquietações e dissertando sobre métodos de avaliação e sistema de aprovação.
Nos dias seguintes contamos ainda com a participação de Arthur Gadelha, ex-aluno e vocacionado salesiano, que iniciou o dia com momento oracional e um testemunho de como a educação salesiana influenciou positivamente sua vida, seguido de Rosana Palmeiras e Bárbara Estelito da Jovens Gênios que apresentaram aos educadores as novidades na plataforma para 2024, seguido de um momento com as coordenações pedagógicas para a aplicação da análise SWOT junto aos colaboradores.
No fim do encontro os gestores Joab Fonseca e Márcio Adalberto, realizaram com os educadores uma Oficina de Projetos e a apresentação do Manual do Educador 2024 seguido da palestra de Déborah Saboya, representante da Árvore de Livros, que apresentou o material socioemocional, Sentir, da Educada 21 e que será trabalhado com os alunos em 2024.
Escrito por Gabriel de Oliveira
Fotos: Gabriel de Oliveira
Comentarios