Diálogo em Família: Valorização da neuro diversidade na comunidade escolar

Diálogo em Família: Valorização da neuro diversidade na comunidade escolar

Na manhã de sábado, 04/05, as famílias de todos os segmentos do Colégio Salesiano Dom Bosco marcaram presença no nosso primeiro Diálogo em Família, que marcou o início de uma maior aproximação da escola com as famílias por meio de formações de temas relacionados ao dia-a-dia do jovem na escola.

Como costume em toda obra Salesiana, nosso encontro começa com a palavra da coordenadora da pastoral, Mariana Júlia, que além de trazer um momento de espiritualidade, convida às famílias a relembrarem o tema da Campanha da Fraternidade e como o respeito se faz importante atualmente. Em complemento, o diretor geral do CSDB, Pe. Magno Xavier, traz o evangelho de João, onde reflete que “nossa existência é atravessada por outras existências e nos ajuda a nos tornarmos quem somos.”

Para a estreia desse projeto e finalização do Mês da Neuro diversidade, o tema discutido, em formato de mesa redonda, foi a Valorização da Neuro diversidade na comunidade escolar. Mediado pela psicóloga escolar, Tais Lira, contamos com a presença de Talita Neves, acompanhante terapêutica e colaboradora do CSDB, Verônica Brito, pedagoga e mãe de aluna salesiana, e Ana Marília, neuropsicóloga com especialização em TEA.

Durante a palestra, situações e desafios foram abordados e como a importância da inclusão de alunos atípicos dentro da comunidade educativa passa a ser uma necessidade.

Com a grande demanda de diagnósticos, as escolas, cada vez mais, têm que se adaptar, não só sobre mecanismos de convívio de alunos atípicos, mas principalmente no conteúdo abordado em sala e isso se dá por meio de capacitações e diálogos em toda sua amplitude, com os professores, colaboradores e família. Por isso, momentos como esses são importantes não só com caráter informativo, mas também para desmistificar sobre as neuro diversidades.” – afirma a neuropsicóloga Ana Marília.

Ao final da palestra, algumas famílias deram testemunhos sobre situações vividas pelos filhos e como o colégio vem ajudando no suporte de cada situação. Texto: Gabriel de Oliveira Fotos: Gabriel de Oliveira