Projeto Jovens Escritores 2024

Projeto Jovens Escritores 2024

Implementado há mais de oito anos, o Projeto Jovens Escritores (PGE) traz como proposta pedagógica a releitura de obras da literatura nacional através da ótica dos alunos dos anos finais e do ensino médio e é atualmente orientado pelas professoras de Português Luana Mariano e Cristianne Portela.

Grandes nomes do nosso universo literário são estudados, dentre eles: Pedro Bandeira, Ganymédes José, Walcyr Carrasco, Cora Coralina e Maria Firmino. Cada autor aborda em suas obras temáticas necessárias para a formação integral dos jovens, como relacionamento, amor, bullying, preconceito, dentre outros.

“Os livros escolhidos trazem consigo temáticas que despertam uma compreensão mais madura do autoconhecimento, que vai além da sala de aula, levando o jovem a uma jornada e a questionamentos como: sobre quem ele é, o lugar dele no mundo e como ele se relaciona consigo mesmo e com o mundo. No ensino médio, é trabalho o olhar da mulher na literatura e como a literatura está entrelaçada com as experiências pessoais e a reflexão sobre a sociedade, refletida, por exemplo, na obra "Ursula" de Maria Firmino, que traz uma história de romance trágica com um plano de fundo sobre a abolição dos escravos no século XIX, despertando uma comparação à nossa sociedade atual e como determinados aspectos sociais ainda não evoluíram desde essa época.” – reforça a professora de Português, Luana Mariano, quando perguntado sobre como o PGE impacta na vida pessoal dos alunos.

Por fim, o projeto também estimula a leitura, escrita, a oratória por meio de atividades pedagógicas, desenvolvidas em sala de aula, relacionadas às literaturas estudadas e por meio de apresentações artísticas teatrais.

Escrito por: Gabriel de Oliveira

Fotos: Gabriel de Oliveira